BRICS: Mundo das Tradições vai anunciar os vencedores do concurso “Revivendo as tradições de hospitalidade dos povos do BRICS” em novembro/dezembro

Crédito: reprodução site BRICS: Mundo das Tradições.

Em novembro/dezembro de 2021, no site da RIA Novosti, está prevista a realização de uma coletiva de imprensa internacional (“mesa redonda”) para anúncio dos resultados do Concurso Internacional de Vídeos Online “Revivendo as tradições de hospitalidade dos povos do BRICS”, uma iniciativa da BRICS: Mundo das Tradições, parceira da Revista Intertelas. Nesta oportunidade estarão presentes representantes do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Rossotrudnichestvo, Embaixadas dos países BRICS na Rússia, principais meios de comunicação russos, atores e cineastas, participantes e parceiros do projeto, membros do Júri Internacional da Competição que moram em Moscou e estudantes da Universidade Estadual de Moscou, Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN) e Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO).

O evento buscou promover uma aproximação cultural entre os cinco países do BRICS, onde coloque em evidência as tradições e costume de hospitalidade de cada nação. “A hospitalidade é uma das tradições mais universais e antigas que está presente na cultura original de todos os povos, sendo portadora dos seus valores culturais e morais. No difícil período da pandemia, o projeto tornou-se uma plataforma de comunicação criativa para a implementação de práticas socioculturais para a aproximação dos povos dos países do BRICS sob o lema “Hospitalidade, como embaixadora da boa vontade e espelho das nações”, salienta comunicado da BRICS: Mundo das Tradições.

A presidente da BRICS: Mundo das Tradições, Liudmila Sekatcheva. Crédito: reprodução site BRICS: Mundo das Tradições.

O projeto foi executado pela organização pública regional no formato de um concurso de vídeo online, cujos principais participantes eram alunos, estudantes, jovens, nossos compatriotas, aposentados dos países BRICS, que tiveram a oportunidade para utilizar suas habilidades criativas e familiarizar outros povos sobre as suas tradições culturais de hospitalidade. “Um projeto social e cultural positivo e de afirmação da vida ajudou os participantes da Competição e todos aqueles para quem foi feito a manter sua saúde emocional nos tempos de turbulência atual. Em primeiro lugar, este é o público-alvo etário dos cidadãos do BRICS: aposentados, veteranos, pessoas com deficiência, pessoas que precisam de apoio social, espiritual e moral“, enfatizam os organizadores.

A eficácia do projeto reside no fato de ter implementado uma abordagem moderna para o uso de tecnologias inovadoras no formato de narrativa hoteleira. O projeto foi apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o Ministério da Cultura da Rússia, Rossotrudnichestvo, as embaixadas dos países BRICS na Rússia, a missão diplomática russa nos países da associação, organizações públicas estrangeiras e parceiros. Os parceiros de mídia do projeto são a revista International Affairs, a plataforma multimídia BRICS TV, a revista de mídia Revista Intertelas, Rio de Janeiro, Brasil, a plataforma de mídia de grande formato Confederation of Indian Young Leaders, Nova Deli.

Depanchu Gupta, vencedor da Índia na categoria sobre tradições de casamento. Crédito: reprodução site BRICS: Mundo das Tradições.

A competição cobriu todos os países do BRICS (cerca de 100 vídeos foram selecionados); participantes do projeto da Rússia, Índia, China, Brasil e África do Sul foram os vencedores. Para determinar os Vencedores do Concurso foi formado um grande e competente Júri Internacional (no total de 21 representantes), que incluiu especialistas da área de cinematografia, estudantes de humanidades dos países do BRICS que estudam na Rússia. O Júri foi presidido por cinco profissionais da área do cinema, um de cada país: ator, realizador, produtor, argumentista, designer. A cerimônia de premiação dos Vencedores do Diploma da Competição acontecerá na primavera de 2022 na Casa Central dos Cinematógrafos em Moscou, como parte do Festival de Hospitalidade do BRICS

Liu Yuanyuan, presidente do Juri da China. Crédito: reprodução site BRICS: Mundo das Tradições.

No encontro, serão anunciados os nomes dos Vencedores da Competição e apresentados os membros do Júri. Os vídeos-vencedores (clique aqui para assistir) e a vídeo-reportagem da plataforma de mídia da TV BRICS (clique aqui para assistir em russo), em que os participantes, organizadores e membros do juri do concurso internacional falam sobre os resultados e a experiência que tiveram com esta competição, serão exibidos após os resultados da Competição e as entrevistas com o Vencedor da Índia, o Presidente do Júri da China, membros do Júri Juvenil da Competição de associações de países. Serão ainda apresentadas iniciativas e novos projetos multilaterais implementados no âmbito do programa “Desfile das Tradições dos Povos do BRICS” pelo setor público dos “cinco” países.

Akil Mohammad, membro do Juri da Índia. Crédito: reprodução site BRICS: Mundo das Tradições.

A “corrida de revezamento” de eventos solenes para a premiação de Vencedores e Diplomas estrangeiros da Competição continuará em outros países do BRICS com o auxílio de embaixadas e consulados russos, parceiros da Organização nos “cinco” países. A Índia será o próximo país depois da Rússia a assumir este bastão. Em outubro/novembro de 2022 em Pune, estado de Maharashtra, a Organização realizará um evento solene “BRICS: Unidade na Diversidade de Tradições” com o apoio da Embaixada da Rússia na Índia, o Consulado Geral da Rússia em Mumbai, a administração da cidade de Pune, e parceiros indianos.

Alessandra Scangarelli Brites, membro do Juri do Brasil e editora da Revista Intertelas. Crédito: reprodução site BRICS: Mundo das Tradições.

Segundo a jurada brasileira Alessandra Scangarelli Brites, editora da Intertelas: para que o sindicato dos BRICS seja mais integrado e ainda mais forte é preciso que os povos se aproximem e nos conheçamos melhor a partir de nós mesmos, e não da imagem criada por outros países que não são membros do BRICS. Isso é extremamente importante”. A competição tornou-se um espaço criativo que juntou as pessoas, “uma lufada de ar fresco saturada de gentileza, criatividade alegre, esperança pelo melhor”.

Fonte: Texto originalmente publicado em espanhol no site BRICS: Mundo das Tradições.
Link direto: http://bricsmt.ru/index.php/zhurnal/123-nachalas-podgotovka-k-press-konferentsii-po-itogam-mezhdunarodnogo-onlajn-konkursa-videorolikov-vozrozhdenie-traditsij-gostepriimstva-narodov-briks

Tradução e adaptação Alessandra Scangarelli Brites, Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: