Rio de Janeiro terá monumento em homenagem ao navegador russo Fabian Gottlieb Thaddeus von Bellingshausen

Crédito: Андрей Улинкин/ТАСС.

No dia 30 de setembro de 2021, será inaugurado um monumento histórico ao navegador russo Faddei Bellingshausen (1778 – 1852) no Pier de Pedra, centro do Rio de Janeiro, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, com a presença de representantes diplomáticos da Rússia e do governo do Rio. Fabian Gottlieb Thaddeus von Bellingshausen, em russo Faddei Faddeievitch Bellinsgauzen, foi o explorador e navegador russo que serviu como oficial da Marinha Imperial da Rússia e comandou a Primeira Expedição para a Antártica Russa a circum-navegar o globo. Durante esta expedição, Bellingshausen veio a ser a primeira pessoa a avistar o continente Antártico, em 28 de janeiro de 1820.

No âmbito da Primeira Expedição Antártica Russa, os navios de Bellingshausen e Mikhail Lazarev chegaram ao Rio de Janeiro em 2 de novembro de 1819. A tripulação da Primeira Expedição Antártica Russa foi recebida pelo Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves Dom João VI. Este gesto simbolizou o grande interesse na expedição antártica russa pelo Trono Real. Em 2020, a Rússia, o mundo todo, inclusive o Brasil, comemorou amplamente o 200º aniversário da descoberta da Antártica pelos marinheiros russos Faddei Bellingshausen e Mikhail Lazarev que no âmbito da Primeira Expedição Antártica Russa em 1820 nos navios “Vostok” e “Mirniy” foram os primeiros a explorar a Antártica.

“Queremos promover o intercâmbio da Rússia com outros povos”, Sergei Sherbakov, capitão do iate “Sibir”

Kruzenshtern: conheça o veleiro russo que celebra 200 anos de descobrimento da Antártica

2 comentários em “Rio de Janeiro terá monumento em homenagem ao navegador russo Fabian Gottlieb Thaddeus von Bellingshausen

Adicione o seu

  1. Gostei, porém não sei se a localização (isoladamente como agora está) foi a melhor escolha. Bonita obra, desperta a vontade de conhecer mais sobre o navegador. Eu mesmo não conhecia a sua história.
    Espero que o poder público, notadamente a Prefeitura, melhore as condições daquele recanto. Antigamente tínhamos alguns quiosques que poderiam retornar, modernizados e sanitária e urbanisticamente com padrões de qualidade.
    Aquele lugar é muito bonito porém está abandonado.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: