
Segundo informou a rede de notícias britânica Sky News, em texto assinado pela jornalista Alexa Phillips, um robô parecido com um brinquedo, que leva a bandeira da Coreia do Norte no peito, foi demonstrado na televisão estatal KRT, após um impulso para a reforma educacional e inovação tecnológica do líder norte-coreano Kim Jong Un . O robô de 80 cm de altura movia-se em uma sala de aula, em uma universidade em Pyongyang, agitando os braços, enquanto dizia em uma voz feminina: “Eu ajudo a ensinar tecnologia educacional que aprimora a inteligência das crianças“.
Dois andróides mais altos também foram exibidos: um com um rosto sorridente em uma tela embutida em uma cabeça redonda e branca, e outro vestindo um terno azul e óculos de aro branco. Alunos da escola primária na filmagem usavam máscaras enquanto repetiam frases após um dos robôs. Na frente da classe, duas crianças disseram em inglês: “Olá? Oi. Prazer em conhecê-lo. Prazer em conhecê-lo também. Qual é o seu nome“? Outros pareciam estar usando software de design 3D, enquanto um robô olhava.

Park Kum Hee, um professor de uma universidade em Pyongyang, disse ao Comitê de Transmissão de Rádio e Televisão da República Popular Democrática da Coreia (KRT, em inglês) que houve dificuldades para desenvolver os robôs educacionais, que inicialmente balançavam a cabeça quando perguntados em coreano e línguas estrangeiras. “Atualizar a inteligência deste robô foi difícil para mim como alguém que se formou em psicologia”.
Contudo, esta suposta notícia parece não se tratar de algo novo. Em fevereiro deste ano, o site sul-coreano Korea Bizwire já tinha publicado sobre a inovação nas escolas norte-coreanas. Em texto assinado por M. H. Lee, o jornalista, baseado em anúncio da estação de rádio estatal A Voz da Coreia de Pyongyang, relata que os jardins de infância e as escolas primárias norte-coreanas começaram a usar robôs para a educação, projetados especificamente para crianças pequenas, com formas amigáveis como lápis, casas ou gatos, para garantir também a diversão dos pequenos.

Segundo o informado, os robôs foram desenvolvidos pela Pyongyang Teacher Training College usando tecnologia de inteligência artificial (IA) e aplicando tecnologia de reconhecimento facial e de voz para comunicarem-se com as crianças, enquanto fazem avaliações científicas da capacidade intelectual das crianças. O texto termina com a colocação de Kim Song Il, que liderou o desenvolvimento dos robôs: “ajudaram a estimular a curiosidade das crianças, aumentando os níveis de concentração e também a eficácia educacional”. “Os robôs educacionais podem ser usados para ensinar ábaco e línguas estrangeiras em jardins de infância, ou para ensinar currículos abrangentes ou baseados em disciplinas, como matemática e física, em escolas de ensino fundamental”, acrescentou Kim.
Fonte: Esta postagem fez uso de dois textos originalmente publicados em inglês nos sites da Sky News e Korea Bizwire.
Link direto Sky News: https://news.sky.com/story/hi-nice-to-meet-you-north-korea-uses-robots-to-teach-english-and-enhance-childrens-intelligence-12458836
Link Direto Korea Bizwire: http://koreabizwire.com/n-korea-develops-ai-robot-for-childrens-education/183449
Tradução e adaptação – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas
Deixe seu comentário