
No dia 09 de novembro, às 19h, a sessão especial comentada com o diretor Aurel, do filme “Josep”, a ser realizada no Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS), vai encerrar o Festival de Cinema de Animação 2021 (La Fête du Cinéma d’Animation). Organizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre, a Association Française Du Cinéma D’Animation, a Embaixada da França, o Institut Français e a Cinemateca Capitólio, a inciativa teve como objetivo principal celebrar o Dia Internacional do Cinema de Animação (28 de outubro).
Entre os dias 21 de outubro e 03 de novembro mais de 20 títulos, entre curtas e longas metragens franceses, foram exibidos. A programação apresentou o ciclo “Tudo é Político!”, com cinco destaques contemporâneos em torno de questões históricas de países como Líbano, Espanha, Camboja, França e África do Sul.
O filme “Josep” integrou a seleção oficial do Festival de Cannes em 2020, recebeu o Prêmio de Melhor Filme de Animação Europeu, foi apresentado no tradicional Festival de Annecy e também fez parte do My French Film Festival de 2020. O enrendo do filme ocorre em fevereiro de 1939, em que republicanos espanhóis estão fugindo da ditadura de Franco para a França.

O governo francês construiu campos de concentração, confinando os refugiados, onde eles mal têm acesso à higiene, à água e a alimentos. Em um desses acampamentos, separados por arame farpado, dois homens serão amigos. Um é um guarda, o outro é Josep Bartoli (Barcelona 1910 – NYC 1995), um ilustrador que luta contra o regime de Franco.
É preciso destacar que a bilheteria da Cinemateca Capitólio abre 30 minutos antes da sessão. O valor dos ingressos é R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia-entrada. Os protocolos de segurança devem ser seguidos por todos os participantes, respeitando o distanciamento, uso obrigatório de máscaras e disponibilidade de álcool em gel. É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação oficial (CONECTE SUS) de acordo com calendário de vacinação estadual. Nas salas de cinema há o estabelecimento de limites de espectadores por sessão (36% da ocupação).
Deixe seu comentário