É lançada campanha em apoio ao Cine Bardot, tradicional cinema de rua de Búzios

Crédito: Facebook Cine Bardot.

O Cine Bardot, o único cinema de Búzios que funciona há 27 anos, busca ajuda dos amantes da cidade e da sétima arte para sobreviver à crise gerada pela pandemia de Covid 19. Assim, visando evitar o encerramento das atividades do tradicional cinema, Mário José e Ana Paz, fundadores do Gran Cine Bardot, foram encorajados a lançar uma campanha de financiamento coletivo através do site da Benfeitoria (clique aqui) e alugar o espaço para outra atividade.

Em um cenário com projeções de mercado ainda muito difíceis para a indústria cinematográfica no futuro próximo, em especial para os cinemas de arte e de rua, o principal objetivo é reativar o cinema e continuar a levar arte, diversão e bons negócios para moradores e visitantes da cidade. “Em março de 2020 fechamos o cinema e cancelamos o Búzios Cine Festival, o que deixou o Cine Bardot sem nenhum tipo de receita por mais de um ano e meio. Mesmo assim, arcamos com a folha de pagamento dos funcionários e a manutenção do espaço e dos equipamentos, mas agora o cinema precisa de ajuda para continuar atravessando este período transitório até que a sala possa se restabelecer e o público volte a frequentar o Cine Bardot”, argumenta Mário José.

Quem ajuda no projeto não sai de mão abanando, as recompensas oferecidas são diversas e vão desde um ingresso, camisa da campanha, exibição de curta, experiência completa em Búzios: hospedagem, jantares até trabalhos de artes, com a escultura em Bronze do Hitchcock oferecida pela artista Christina Motta. Para apoiar e saber mais sobre a campanha, acesse o site do Benfeitoria (clique aqui).

Sobre o Cine Bardot

Segundo informado pelos fundadores do cinema e organizadores da campanha, o Gran Cine Bardot abriu suas portas em 1994 e, há 27 anos, exibe cinema e produz arte e cultura em Búzios, contribuindo com a qualidade de vida de quem mora e frequenta a cidade por meio do acesso a ilustração artística e reflexão intelectual. Durante esses 27 anos, semanalmente, de quinta a domingo, Búzios assistiu aos melhores filmes distribuídos no país. Apresentou mais de 2.800 longas-metragens de todas as nacionalidades que realizaram bom cinema, produziu 25 Festivais, 17 Shows Búzios (o encontro do mercado audiovisual brasileiro), inúmeros avant-premières e dezenas de mostras para formação de plateia.

Estamos vivendo um novo período da pandemia e o público está retornando aos poucos, mas ainda de forma muito limitada. O Cine Bardot precisa de ajuda para recuperar-se e manter-se como cinema de rua e sala de arte fora do eixo dos grandes centros urbanos até que a atividade do audiovisual volte a se restabelecer. Por isso, a colaboração por meio de doações, compra de ingressos ou através da divulgação da nossa campanha será fundamental para manter o cinema vivo. Construímos o Cine Bardot antes mesmo de construir a nossa casa em Búzios. Não seria possível viver numa cidade onde não houvesse um cinema, esse lugar imensurável que amplia os horizontes, traça referências e alimenta além do corpo“, salientam os organizadores da campanha.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além da sua programação semanal, o Cine Bardot tem uma atuação significativa na construção da cidadania buziana, constituindo-se como um espaço de grande referencia na cidade, abrigando reuniões comunitárias, encontros políticos, exibições para escolas, projetos de formação técnica para o audiovisual e audiências públicas. As esculturas da Brigitte Bardot e dos Três Pescadores, a construção da Casa de Cultura (hoje Circolo Social), o Espaço Zanine e o Cine Teatro da Rasa são exemplos de projetos criados pelo Cine Bardot fora do seu espaço físico. Apoie a campanha pelo site do Benfeitoria (clique aqui).

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: