Organização russa dá início ao programa sociocultural multilateral “A juventude do BRICS escolhe a vida”

Crédito: BRICS – Mundo das Tradições.

Em 2021, a BRICS: Mundo das Tradições, parceira da Revista Intertelas, lançou o projeto criativo multilateral “BRICS: Unidade na Diversidade, Arte Jovem”, cujo lema eram as palavras do grande escritor russo e o filósofo Liev Tolstoi – “A arte é um dos meios para distinguir o bem do mal …”. O projeto é parte de um programa sociocultural multilateral de longo prazo “A juventude do BRICS escolhe a vida”, que visa o apoio emocional, espiritual, moral e físico de crianças e jovens cidadãos das cinco nações e visa ser implementado em todos os cinco países de 2022 a 2026.

O primeiro país a aceitar o projeto será a República da Índia, onde em 2022, nas cidades de Mumbai e Pune, no estado de Maharashtra, está prevista a realização de uma exposição internacional de arte e artesanato juvenil e infantil, denominada “Rússia-Índia: unidade na diversidade da arte jovem”. No âmbito do projeto, a ação “Encha os corações das crianças com bondade” será realizada no formato de um leilão beneficente de pinturas de jovens artistas da Rússia e da Índia, cujos fundos serão usados ​​para apoiar órfãos, crianças deficientes e as que ficaram sem cuidados parentais ao longo da vida.

O projeto foi apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, a Embaixada da Rússia na Índia, a Embaixada da Índia na Rússia, o Ministério da Cultura da Rússia e parceiros estrangeiros da organização. Em 2020-2021, a BRICS: Mundo das Tradições implementou vários projetos culturais internacionais e realizou uma série de encontros marcantes, que contaram com a participação de jovens artistas das regiões de Moscou e Tver, a partir dos quais uma delegação criativa russa será formada para realizar uma exposição na Índia.

Crédito: BRICS – Mundo das Tradições.

Do lado russo, está previsto incluir na exposição obras no estilo “realista”, provenientes de jovens artistas talentosos – os alunos do Departamento de Pintura da Faculdade de Design e Artes Decorativas de Stroganov da Academia Estatal de Artes e Indústria de Moscou, sob a direção de Olga Demidenko. Também planeja-se expôr trabalhos de jovens artistas no estilo da pintura popular indiana antiga “Madhubani”, do estúdio de arte “Вдохновение (Vdorrnovenie)”, sob a direção de Rimma Vasilieva.

Da parte indiana, farão parte da exposição as pinturas do famoso artista jovem, laureado em concursos internacionais Adash Singh, de Nova Delhi, Índia, cujo trabalho reflete seu amor pela Rússia e pla cultura e tradições russas. A Embaixada da Índia em Moscou conheceu a criatividade dos universitários que, durante a apresentação do projeto “Povos do BRICS: dedicado aos heróis da Guerra” no Museu Central da Vitória em 12 de maio de 2021, exibiram pinturas sobre o 75º aniversário da Vitória na Segunda Guerra Mundial.

BRICS: Mundo das Tradições realiza apresentação de projeto multilateral sobre a Segunda Guerra Mundial

Organização russa impulsiona projeto e divulga trabalho de artistas plásticos do BRICS em página no Facebook

Os jovens artistas apresentaram ao embaixador da República da Índia, Bala Venkatesh Varma, várias de suas pinturas sobre o tema e entregaram um retrato do grande filósofo indiano Mahatma Gandhi, criado para este evento, à Embaixada da Índia na Rússia. Em outubro de 2021, a representação diplomática indiana sediou um encontro entre o embaixador da Índia na Rússia, a presidente do BRICS: Mundo das Tradições Liudmila Sekatcheva, a artista profissional, chefe da faculdade de pintura Olga Demidenko e o parceiro da organização russa Andrei Korneev.

Olga Demidenko apresentou seu maravilhoso quadro com uma paisagem russa ao chefe da missão diplomática indiana. Este pediu para organizar uma exposição de jovens artistas e crianças talentosas na Embaixada da Índia na Rússia, bem como convidar alunos do Centro de Estética e Beleza de Katyusha sob a liderança de Zemfira Tsakhilova para participar do evento. Os convidados deixaram a Embaixada da Índia entusiasmados e felizes com um encontro positivo com o embaixador.

Ainda durante a reunião, o embaixador recebeu o quadro “Libertação do Mundo de Ravana”, pintado em 2010 pela estudante de 11 anos Ksenia Yablokova de Protvino, região de Moscou, com o tema que aborda a obra épica antiga indiana “Ramaiana” , que ressalta a vitória do bem sobre as forças do mal. Rimma Vasilyeva (mãe de Ksenia), naquela ocasião, encenou uma peça escolar com as crianças baseada na epopéia e inspirou sua filha a pintar o quadro “Ramaiana”, pois encantou-se com a cultura indiana e a popularizou entre as crianças.

O quadro foi pintado durante a celebração do 50º aniversário da peça Ramaiana no Teatro Infantil Central (atual Teatro Juvenil Acadêmico Russo) e a jovem artista apresentou seu trabalho a Liudmila Sekatcheva, a organizadora deste aniversário no teatro, durante as Celebrações de Ano Novo na Embaixada da Índia na Rússia … Como resultado, a decisão geral foi dar a pintura como um presente às crianças indianas. O embaixador apreciou muito o trabalho da colegial e expressou sua intenção de organizar a transferência desta pintura para as crianças da Índia, como um sinal do amor dos alunos russos pelo patrimônio literário nacional da Índia. Ele também deu um presente a Ksenia e uma carta de bons votos.

Em resposta, Ksenia Yablokova gravou um vídeo de saudação ao embaixador em gratidão pela atenção ao seu trabalho criativo e forneceu uma entrevista a um canal de TV local sobre este assunto. A fim de aproximar a geração mais jovem da Rússia e da Índia, em uma entrevista com o Varma, eles discutiram o estabelecimento de cooperação no caminho educacional entre a Escola Internacional Indiana Mahatma Gandhi, da cidade de Ahmedabad, estado de Gujarat, e a Escola nº 1409 do Distrito Administrativo do Norte de Moscou, na qual tem aulas especiais onde os alunos estudam a cultura e as tradições do povo indiano.

Além disso, a escola de Moscou participou do projeto russo-indiano “Abra seu coração à bondade” e exibiu em seus estabelecimentos a exposição cultural e educacional “Liev Tolstoi e Mahatma Gandhi: uma herança única”, que é uma ilustração de sua famosa correspondência sobre o tema da não violência. Segundo a diretora da escola, Irina Iliitcheva, com base na biblioteca escolar, poderá ser criado um museu com o tema educativo específico sobre as ideias morais e os ensinamentos dos grandes representantes das duas nações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O embaixador da Índia apoiou calorosamente a ideia e anunciou sua intenção de ajudar a Embaixada da Índia na Rússia a estabelecer os contatos necessários entre as duas escolas, que será mais um importante projeto do programa A juventude do BRICS escolhe a vida. Ao final do encontro, Liudmila Sekatcheva entregou ao embaixador o Certificado de Honra da Organização “Por Contribuição para o Desenvolvimento da Cooperação Humanitária Multilateral dos Povos do BRICS”.

Fonte: Texto originalmente publicado no site do БРИКСМИР ТРАДИЦИЙ
Link direto: http://bricsmt.ru/index.php/zhurnal/126-startuet-mezhdunarodnaya-sotsialno-kulturnaya-programma-molodezh-briks-vybiraet-zhizn

Tradução e adaptação – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: