Show online da Cia Navega Jangada mescla canções, trechos sobre a vida e obra do compositor Elpídio dos Santos

Elpídio dos Santos (São Luís do Paraitinga, 14 de janeiro de 1909 — São Luís do Paraitinga, 3 de setembro de 1970). Crédito: reprodução da internet.

Dia 19 de dezembro, às 19h, domingo, no Youtube Cia Navega Jangada (clique aqui), estreia o show “Os Quatro Cantos de Elpídio”. A iniciativa foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural Expresso Lei Aldir Blanc (ProAC Expresso LAB). “O projeto aprofunda cada vez mais no universo de sons e cores do compositor Elpídio dos Santos”, conta Talita Cabral, diretora da companhia. A temporada virtual vai até 29 de dezembro e é gratuita.

Para este show, a companhia conta com a participação mais que especial do grupo musical Paraganga, que tem como seus integrantes familiares de Elpídio (Lia Marques – neta, Negão dos Santos – filho e Renata Marques – nora), além do músico e compositor João Gaspar. O enredo mescla canções, trechos sobre a vida e obra de Elpídio, além de cenas do espetáculo que homenageia o compositor e a cidade de São Luiz do Paraitinga. “Um palco que se recebeu uma grande festa de cores, musicalidades e lembranças!!”, anima-se o diretor musical Rodrigo Régis.

Nascido em uma cidade que cultiva a música regional paulista até hoje, Elpídio dos Santos compôs canções que contêm a delicadeza das toadas interioranas. Mais de mil músicas ainda não totalmente catalogadas pela família fazem parte de seu repertório. Trata-se de um compositor marcante para a tradição musical paulista, que criou para presentear os familiares e amigos, já que pouco ganhou com a música.

Show Os Quatro Cantos de Elpídio. Crédito: Bruno Marques.

Mas sua obra não se limita aos gêneros chamados “regionais”. Ele também criou choros, valsas, marchas, dobrados, maxixes, sambas, cateretês, e outros gêneros, como o baião chegadinho, gravado por Dircinha Costa com acompanhamento de Elpídio ao violão em 1954, ou Manakiriki, parceria com Mario Zan, cujo gênero é indicado como tupianã no selo do disco lançado em 1960 pelas Irmãs Celeste. “Cai Sereno”, composta em parceria com Conde, é gravada por Mazzaropi em 78 rpm, em 1955, e pela dupla Pena Branca e Xavantinho, em 1994, no CD Uma dupla brasileira.

Além de contribuir para a preservação da música regional, legou aos sete filhos – todos músicos – a tarefa de divulgá-la através do Grupo Paranga que, desde 1973, resgata a memória musical da cidade de São Luís do Paraitinga, incluindo as marchinhas tradicionais que animam o carnaval até hoje. Sua obra é reconhecida e marca o repertório de artistas como Sérgio Reis (Lá no pé da Serra, 1990), Fafá de Belém (Você Vai Gostar, 1993), Suzana Salles (A Dor da Saudade, 2004) e Juliana Caymmi (Vento Noroeste, 2010).

A Cia Navega Jangada de Teatro (clique aqui) foi fundada em 2008 em Santo André/SP, resultado de pesquisas na área do teatro de animação, circo, corporeidade do ator e música desde 2006. Fundada por Talita Cabral (diretora e atriz) e Rodrigo Regis (compositor e diretor musical e músico) tem como principal característica em seus trabalhos a música como forma de narrativa. Possui um vasto repertório de espetáculos teatrais, que mesclam a manipulação de bonecos, tecidos, objetos, o circo, a música ao vivo e a linguagem não verbal. Além de contações, intervenções e oficinas.

Seus integrantes possuem inúmeras habilidades musicais e habilitação na área da arte e também na arte-educação. Estreou em 2008 no SESC Santos para um público de 700 pessoas com o espetáculo “Nas Terras de Kublai Khan”, e percorreu a partir de então diversas unidades de SESC, SESI, Prefeituras, etc. Esteve em temporada em locais como: Teatro Martins Pena, SESC Vila Mariana, entre outros. Participou por quatro anos do Festival de Teatro de Bonecos em São Paulo (organizado pela Cia Circo Navegador), ao lado de cias renomadas na área do teatro de animação. E, em 2015, foi convidada para integrar a programação do Festival em comemoração aos 15 anos do evento, com o espetáculo “Balonário – O Balão do Imaginário”.

Estreou em abril de 2016, no SESC Santo André, o espetáculo que une circo, teatro e música: “Temos Vagas”, que posteriormente foi contemplado pelo ProAC Circulação de Espetáculos Infanto-Juvenis e também pelo Viagem Teatral do SESI 2017, além de diversas temporadas e apresentações em unidades do SESC. Em junho de 2017 estreou “A Pequena Semente do Tempo” com uma temporada no SESC Santo André, a partir da pesquisa do teatro de animação.

O espetáculo foi contemplado pelo Edital Território SESI-SP de Arte e Cultura 2018 e pelo ProAC LAB 2020. Em 2018 estreou o espetáculo “Os Quatro Cantos de Elpídio”, numa homenagem ao compositor Elpídio dos Santos (autor de diversos sucessos nacionais, incluindo os filmes de Mazzaroppi), que foi contemplado pelo ProAC Circulação 2019, e também ganhou uma versão de show musical em 2021, através do ProAC LAB.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading