
A organização russa “BRICS: Mundo das Tradições” vai realizar o programa internacional, inter-regional e sociocultural “Os povos BRICS escolhem a vida” que vai percorrer os cinco países do grupo de 2022 a 2025, sob o lema “Da ecologia da alma e do corpo à ecologia do mundo”. O projeto visa fortalecer e promover reflexões sobre a saúde emocional, espiritual, moral e física das pessoas, aumentar a autoridade e o nível moral dos cinco países na arena multilateral do BRICS e também estimular uma maior convergência de seus povos.
A fase indiana do programa será a primeira a começar esta longa jornada e será realizada de 12 a 21 de dezembro de 2022 nas cidades de Nova Delhi, Mumbai e Pune. Esta iniciativa irá celebrar também o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Rússia e Índia, o 75º aniversário da Independência da Índia e o 550º aniversário da viagem do comerciante russo de Tver, Afanasii Nikitin, à Índia. Os principais propósitos e objetivos serão a aproximação dos povos, cidades, instituições educacionais da Rússia e da Índia através da realização conjunta de projetos no campo da cultura, arte, educação, estabelecendo laços de geminação entre cidades, caridade, cooperação empresarial, preservação e popularização do patrimônio cultural, histórico e espiritual entre os povos dos dois países.
A apresentação do programa indiano acontecerá em duas oportunidades: em outubro, em Moscou, e também durante a coletiva de imprensa estendida em Nova Délhi, programada para ocorrer em 12 de dezembro de 2022. Um importante projeto no campo da educação será realizado na Índia, cujo objetivo principal é a educação da geração mais jovem baseada no estudo, preservação e popularização da herança espiritual e moral e das ideias de não violência de Liev Tolstoi e Mahatma Gandhi. Os principais objetivos do projeto educacional são: a criação do “Centro Cultural e Educacional Russo-Indiano de Mahatma Gandhi e Liev Tolstoi”, com sede na escola indiana, e o estabelecimento de laços amigáveis e educacionais entre as escolas indianas e russas para atividades conjuntas de abertura e continuidade do trabalho do Centro, troca de experiências na esfera cultural e educacional, realização de outros projetos conjuntos e a promoção da língua russa na Índia.
Para impulsionar estas iniciativas, o lado indiano escolheu a famosa escola pública de Delhi Dwarka, que tem grande interesse na Rússia, na obra do escritor russo Liev Tolstoi e das conexões intelectuais e pensamento comuns entre o escritor russo e Mahatma Gandhi. A escola indiana foi indicada como parceira da Instituição Educacional Estatal de Moscou “Escola No. 1409”, que planeja criar um Museu (Centro) em seu prédio a ser denominado “Grandes Professores do BRICS”, cujas principais figuras serão Tolstoi e Gandhi.
Assim, ambas as escolas, tendo pontos de convergência e interesses comuns, desenvolverão laços amigáveis , culturais e educativos de forma a enriquecerem mutuamente seus conhecimentos sobre a língua, cultura, tradições, história do outro país, o que contribuirá para o desenvolvimento da cooperação bilateral na esfera educacional. A Embaixada da Rússia na Índia ajudou a estabelecer os contatos necessários com a escola Dwarka. Da mesma forma, confirmou seu consentimento para a criação do Centro Tolstoi e Gandhi com o estabelecimento de cooperação com a escola de Moscou. Está prevista a assinatura de um acordo entre as duas instituições para este fim, durante o evento na escola indiana.
Durante o programa, será realizada uma iniciativa para estabelecer parcerias de geminação, em outras palavras parcerias que unem duas partes com características compartilhadas para atingir um objetivo comum, entre Samara, Rússia, e Pune, Índia. Trata-se de um objetivo relevante em nosso tempo, quando a Rússia está particularmente precisando de maior desenvolvimento e fortalecimento das relações bilaterais com a Índia e encontrar parceiros confiáveis em vários domínios, incluindo a geminação. Ambas as cidades tem alto nível de desenvolvimento nos campos da indústria, cultura, educação, esferas socioeconômicas e turísticas, o que contribuirá para o estabelecimento e desenvolvimento bem-sucedido de parcerias em vários, incluindo negócios e cooperação empresarial.
Está prevista uma apresentação da cidade de Samara com o possível apoio da Prefeitura e da Câmara de Comércio de Pune durante os eventos nesta cidade. A fim de desenvolver as exportações de produtos russos, bens e tecnologias de alta qualidade, as três cidades participantes do programa sediarão uma trilha de negócios do programa dedicada a missões empresariais e exposições de produtos de fabricantes russos interessados no comércio com a Índia, organizado pela União da Câmara de Comércio e Indústria da Região de Samara. Esta parte do projeto terminará com a celebração do aniversário da histórica viagem do mercador russo Afanasi, um dos primeiros russos a viajar e documentar uma visita à Índia. O evento será denominado “Em memória de Afanasi Nikitin” e está programado para ocorrer no Colégio Pilankara, localizado no assentamento de Revdande (Maharashtra), próximo ao monumento ao comerciante de Tver e será dedicado ao 20º aniversário de sua inauguração em 2002.
Como parte dos dez eventos do programa, a apresentação do projeto “Grandes Professores do BRICS” será realizada no Museu Mahatma Gandhi em Mumbai com a participação de alunos da Mumbai State University e da Pune State University. Uma exposição de jovens artistas e designers de Moscou está planejada na Casa Russa em Mumbai, que pretende doar suas obras para orfanatos, internatos e hospitais indianos como parte do evento de caridade “Children to Children”. Por iniciativa dos cientistas de Pune, uma conferência científica internacional dedicada ao 75º aniversário da independência da Índia será realizada no Snehavardhan Research Institute, onde o projeto russo “Liev Tolstoi and Mahatma Gandhi: a Unique Heritage” e outras iniciativas serão apresentados. Juntamente com o Instituto, o encontro também será organizado pela organização educacional indiana Rayat Shikshan Sanstha.
Os convidados e participantes serão cientistas indianos, historiadores, políticos, especialistas, professores e estudantes de universidades japonesas. De acordo com os organizadores, entre os convidados de honra da conferência estarão membros do Parlamento indiano e representantes de vários ministérios. Do lado russo será convidado o cônsul geral da Rússia em Mumbai Aleksei Surovtsev . O programa indiano foi apoiado pelo Departamento de Planejamento de Política Externa e o Segundo Departamento da Ásia do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o Departamento de Museus e Relações Exteriores do Ministério da Cultura da Rússia, a Embaixada da Rússia na Índia, a Consulado Geral da Rússia em Mumbai, o escritório de representação da Rossotrudnichestvo em Mumbai (Casa Russa), o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia, a Missão Comercial da Rússia na Índia, a União Russa de Industriais e Empresários e a Confederação da Indústria Indiana ( CII), de Nova Deli.
Entre outros parceiros estão: o Centro Nacional de Coordenação para o Desenvolvimento de Relações Econômicas com os Países da Região Ásia-Pacífico, de Moscou, a empresa Union Exports da Câmara de Comércio de Pune, Índia, o Instituto de Pesquisa Snehvardhan, Pune, a Fundação Internacional para Melhorar a Educação e Habilidades entre Jovens, de Noida, Índia, e a “Escola No. 1409”. O suporte de informações é esperado da ITAR-TASS, revista International Life, Rossiyskaya Gazeta, Sputnik, plataforma de mídia de grande formato, da Confederation of Young Leaders of India, Nova Delhi, do portal de notícias indiano Janhit Times, da Revista Intertelas, Rio de Janeiro, Brasil e outras mídias líderes.
Uma equipe de filmagem trabalhará durante todos os eventos, no intuito de criar uma série documentário sobre o programa na Índia. Será o primeiro de cinco episódios que vão registrar as diferentes etapas do projeto “Os povos do BRICS escolhem a vida”. Após a Índia, o Brasil vai assumir a batuta do programa multilateral!
Fonte: Texto originalmente publicado em inglês no site da IYESF.
Link direto: https://www.iyesf.com/post/india-is-the-leader-of-the-russian-program-brics-peoples-choose-life
Tradução e adaptação Alessandra Scangarelli Brites, Intertelas
Deixe seu comentário