
Não queremos corrupção, nem privatização! Atualmente, alguns voltam a defender a privatização como forma de acabar com a corrupção na Petrobrás. Não acreditamos que essa seja a solução, entre outros motivos, pelo caráter estratégico do setor energético e das reservas do petróleo. Mas é preciso reconhecer que o loteamento partidário dos cargos da hierarquia da Petrobrás, ainda que por profissionais “técnicos” e concursados, tem-se mostrado extremamente vulnerável do ponto de vista da corrupção.
Uma parte do problema deve-se ao fato de que o/a presidente, diretores, gerentes, devem seu posto à/ao Presidente da República, que pode substituir as pessoas conforme a sua vontade. Isso em parte é legítimo, já que o governo foi eleito, mas da forma como ocorre parece-nos um cheque em branco. Contudo, o risco pode ser minimizado se os cargos dos dirigentes da empresa dependam exclusivamente do governo, e sim dos que trabalham na companhia. Por isso, defendemos eleições diretas a todos os cargos de gestão da Petrobrás!

Esta proposta pode causar estranheza, já que os formatos mais divulgados são a indicação partidária ou pretensamente profissional/meritocrática, parecendo serem “naturais”. De fato, não o são, na medida em que existem diversas alternativas de gestão de uma organização. As universidades públicas, por exemplo, têm larga experiência em democracia interna, tais como em fundações e outros entes jurídicos. Nas universidades públicas já são “naturais” as eleições para reitor, num processo em que votam funcionários, professores e alunos após amplo debate de propostas e melhor política de gestão.
Este formato ainda não é o natural em escolas estaduais e municipais, por exemplo, o que causa inúmeros casos de indicação de deputados e vereadores para as direções e cargos escolares. Entendemos que o modelo das universidades é uma experiência extremamente útil na construção da democracia nas estatais e na Petrobras em particular, uma democracia petroleira.
Luiz Mario N Dias
Petroleiro do Movimento Privatizar Faz Mal ao Brasil – Reage Brasileiro (clique aqui)
Junte-se à campanha Presidência do Brasil: Os cargos da hierarquia da Petrobras sejam preenchidos por eleição, participando do abaixo-assinado (clique aqui).
Acesse os filmes abaixo e conheça a verdade sobre as privatizações
Assista vídeos sobre o pré-sal
Deixe seu comentário