OCX cresce de organização regional para força global, visando desenvolvimento comum e segurança

Líderes dos Estados membros da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) possam para foto antes da sessão restrita da 22ª reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCX no Centro Internacional de Conferências em Samarcanda, Uzbequistão, 16 de setembro de 2022. Crédito: Li Tao/Xinhua.

Enquanto o presidente chinês Xi Jinping e outros líderes mundiais reuniram-se em Samarcanda, Uzbequistão, em uma sexta-feira do dia 16 de setembro de 2022, para a 22ª reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), a humanidade chega a um momento crítico e está lutando para lidar com uma torrente de desafios globais sem precedentes. Ao discursar na cúpula, Xi descreveu a OCX como uma importante força construtiva nos assuntos internacionais e regionais, dizendo ainda que a organização carrega uma importante responsabilidade de defender a paz e o desenvolvimento do continente euroasiático.

Para Segurança Comum

Em um mundo altamente interdependente, os destinos de todas as nações estão fortemente agrupados. Além disso, sem segurança, não será possível falar em desenvolvimento. A OCX nasceu há mais de duas décadas com a missão fundamental de combater as três forças do terrorismo, separatismo e extremismo. Ao longo dos anos, a cooperação em segurança permaneceu um foco importante para os Estados membros dentro da estrutura da OCX. Desde a assinatura da convenção antiterrorismo e a realização de exercícios militares conjuntos até a repressão à propagação da ideologia extremista na Internet e ao avanço do processo de paz no Afeganistão, a OCX testemunhou uma crescente cooperação de segurança entre seus membros em arenas regionais e internacionais. Portanto, para construir um mundo mais seguro, os membros da OCX podem e devem fazer mais.

Em sua participação na cúpula da OCX, Xi alertou que o mundo hoje não é um lugar pacífico, e a rivalidade entre dois conjuntos de escolhas políticas – unidade ou divisão, cooperação ou confronto – torna-se cada vez mais aguda. Em seguida, ele pediu esforços para continuar a promover um ambiente favorável ao desenvolvimento e ao rejuvenescimento dos Estados membros. Apelando à comunidade internacional para expandir a cooperação na área da segurança, Xi disse que a Iniciativa de Segurança Global (GSI, em inglês), apresentada pela China, visa enfrentar o déficit de paz e os desafios da segurança global, cooperativa e sustentável, além de construir uma arquitetura de segurança equilibrada, eficaz e, também, sustentável. “Serão bem-vindas todas as partes interessadas em fazer parte na implementação desta iniciativa“, acrescentou.

Sergei Lukonin, chefe do Departamento de Política e Economia Chinesa do Instituto de Economia Mundial e Relações Internacionais da Academia Russa de Ciências, disse que a GSI proposta por Xi certamente pode trazer novas direções adicionais para o desenvolvimento pacífico de todo o mundo. “Acredito que a GSI ajudará a construir uma comunidade global de segurança indivisível, justa e equitativa“, disse Joseph Matthews, professor sênior da BELTEI International University em Phnom Penh

Desenvolvimento para Todos

Embora os membros da OCX estejam enfrentando desafios de segurança semelhantes, eles também compartilham aspirações comuns para um desenvolvimento melhor e mais amplamente compartilhado. De fato, em décadas, a OCX tornou-se uma força importante para o desenvolvimento comum na região e além. Dentro da estrutura da Iniciativa Cinturão e Rota, proposta pela China, a OCX desencadeou enormes oportunidades de desenvolvimento para a região e o mundo em geral, construindo conectividade. Ela também vem promovendo a sinergia entre a Iniciativa do Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento dos países regionais.

O tamanho econômico combinado dos países da OCX aumentou cerca de 13 vezes desde a sua fundação. E em razão da forte complementaridade econômica entre os membros da OCX, suas relações comerciais também aumentaram ao longo dos anos. Em 2021, o comércio da China com outros membros da OCX atingiu US$ 343,1 bilhões, um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Em geral, o comércio exterior dos membros da OCX totalizou 6,6 trilhões de dólares em 2021, um aumento de 100 vezes em relação a 20 anos antes.

Olhando para o futuro, o presidente chinês na cúpula de sexta-feira exortou os membros a buscar a inclusão e benefícios compartilhados na promoção da cooperação para o desenvolvimento, dizendo que eles devem promover ativamente a liberalização e facilitação do comércio e do investimento. Acrescentou também a importância de garantir o funcionamento estável e suave das cadeias industriais e de suprimentos, e incentivar o fluxo ordenado de recursos e fatores de produção, de modo a realizar uma maior integração econômica e desenvolvimento na região.

Em uma declaração transmitida por vídeo no debate geral da 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2021, Xi propôs uma Iniciativa de Desenvolvimento Global (GDI em inglês) para orientar o desenvolvimento global em direção a um novo estágio de crescimento equilibrado, coordenado e inclusivo diante dos graves choques do COVID-19. Na cúpula da OCX em Samarkand, ele prometeu que: “A China está pronta para trabalhar com todas as outras partes interessadas em buscar esta iniciativa (GDI) em nossa região e apoiar o desenvolvimento sustentável dos países regionais“.

A GDI, disse o presidente do Quirguistão, Sadyr Zhaparov, está de acordo com a tendência dos tempos e as aspirações dos povos de todos os países: o desejo de paz, cooperação e desenvolvimento. Chamando a GDI de “excelente”, Muhammadjon Obidov, presidente da União Criativa de Jornalistas da região de Ferganar no Uzbequistão, disse que “A mensagem desta iniciativa é promover a redução da pobreza, garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento dinâmico e, o mais importante, construir uma comunidade com um futuro compartilhado para o desenvolvimento global.”

Comprometer-se com o Espírito de Xangai

Como a comunidade mundial está lutando com desafios comuns, como a persistente pandemia de COVID-19 e um planeta em aquecimento, nenhum país pode enfrentá-los sozinho. Ao longo dos anos, a OCX explorou com sucesso um caminho para fortalecer a solidariedade global e enfrentar esses desafios sob a orientação do Espírito de Xangai. A experiência extraída do sucesso da OCX é que os países devem respeitar os interesses fundamentais de cada um e a escolha do caminho de desenvolvimento; que devem permanecer fiéis ao princípio de consulta e cooperação para benefícios compartilhados; que se tratem como iguais e rejeitem a prática do forte maltratando o fraco ou do grande maltratando o pequeno; e que eles precisam defender a coexistência harmoniosa e o aprendizado mútuo entre diferentes países, nações e culturas, o diálogo entre as civilizações e a busca de um terreno comum enquanto deixam de lado suas diferenças.

Devemos permanecer firmes em salvaguardar o sistema internacional centrado na ONU e a ordem internacional baseada no direito internacional, praticar os valores comuns da humanidade e rejeitar o jogo de soma zero e a política de bloco … de modo a defender o verdadeiro multilateralismo, melhorar a governança global, e garantir que a ordem internacional seja mais justa e equitativa“, disse Xi. O próprio fato da OCX estar aceitando novos membros e parceiros de diálogo pode provar a inclusão do agrupamento, bem como a crescente popularidade global.

Na cúpula de sexta-feira, o Irã tornou-se oficialmente um membro pleno da OCX. A reunião também deu início ao processo de adesão da Bielorrússia, concedeu ao Egito, Arábia Saudita e Catar o status de parceiros de diálogo da OCX e chegou a um acordo sobre a admissão de Bahrein, Maldivas, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Mianmar como novos parceiros de diálogo. A expansão da OCX está tornando a organização uma força ainda mais sólida para a equidade e justiça mundial. Essas práticas da OCX incorporam plenamente o Espírito de Xangai, ou seja, confiança mútua, benefício mútuo, igualdade, consulta, respeito pela diversidade de civilizações e busca do desenvolvimento comum.

Farhad Javanbakht Kheirabadi, um estudioso da China na Universidade Shahid Beheshti no Irã, disse que: “A cooperação e a coordenação no âmbito da OCX podem estabelecer uma base para a expansão do multilateralismo, ajudar a resolver problemas globais e dar esperança às pessoas”. Aleksei Avdonin, analista do Instituto de Estudos Estratégicos da Bielorrússia, ecoou Javanbakht Kheirabadi, dizendo que a OCX não trouxe apenas benefícios para o povo de seus Estados membros, mas também paz, ordem e prosperidade para o mundo. À medida que mais países querem fazer parte da OCX, isso mostra que a visão da organização goza de amplo apoio popular e desempenha um papel tangível na promoção da construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Shi Hao e Yuan Xinfang em Moscou, Sovan Nguon em Phnom Penh, Hu Xiaoming em Nova Delhi, Guan Jianwu em Bishkek, Cai Guodong em Tashkent, Zhang Jiye em Nur-Sultan, Zou Xuemian em Cabul, Gao Wencheng no Irã, e Lu Jinbo em Minsk
Repórteres da Xinhua

Fontes: Copyright Xinhua. Proibida a reprodução.
Links diretos: https://english.news.cn/20220917/fcf49a7fd3d94787aa80c20c67dfbff1/c.html

Tradução do inglês para o português – Alessandra Scangarello Brites – Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading