
Em setembro e outubro, a Cia. Estrela D’Alva de Teatro, grupo de Santo André, realiza uma temporada de apresentações gratuitas do espetáculo “O Crocodilo” nas cidades de Cubatão, Santo André e Suzano. Nos dias 23 e 24 de setembro de 2022, sexta-feira às 20h, sábado às 11h, as apresentações serão em Cubatão, no Teatro do Kaos. No dia 24 de setembro, às 8h, acontece a oficina gratuita “A Cenografia Metafórica, a construção da poética e da política através da imagem em cena”, com Mauro Martorelli.
Em Santo André, as apresentações serão nos dias 06 e 07 de outubro, quinta-feira às 20h, sexta-feira 16h e 20h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, e em 08 de outubro (sábado), às 18h, no Galpão Ferroviário, na Vila de Paranapiacaba. Na cidade de Suzano, o grupo realiza apresentações nos dias 13 e 14 de outubro (quinta e sexta-feira), às 20h, e promove a oficina gratuita “As máscaras do bufão no pensamento do ator”, coordenada por Carina Prestupa, no dia 14 de outubro, às 14h, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré. As inscrições para a oficina podem ser realizadas pelo formulário disponível na internet.
A adaptação do conto fantástico de Dostoiévski conta a história de pessoas que, com a chegada do capital estrangeiro e a possibilidade de ascensão econômica, desligam-se da organização coletiva para gerar lucro para outras pessoas, engajando-se em um sistema que transita pela sedução e o aprisionamento. Nesta metáfora, esses homens, mesmo que devorados por um crocodilo e tendo suas vidas devastadas, satisfazem-se em viver sendo digeridos por esse grande animal, em uma nova organização de vida aparentemente satisfatória, porém limitada e castradora.
“O conto de Dostoiévski é um irresistível paralelo entre a chegada do progresso na Rússia no século XIX e o Brasil do século XXI, com a abrupta introdução dos modos de vida europeus, dando um salto na modernidade, porém formando estruturas que limitam o acesso a ela. Modernidade e capital que, vazios por dentro, fazem caber tudo que engolem”, comenta o grupo. Além das apresentações, o projeto cria espaços de encontro e formação com Oficinas de Teatro e Política ministradas por artistas que participaram do processo de criação do espetáculo, promovendo reflexões sobre o teatro como espaço para elaboração de filosofia política. As ações realizadas em Santo André têm o apoio do Fundo de Cultura (2019) e Secretaria Municipal de Cultura de Santo André. As ações em Cubatão e Suzano tem apoio do Edital PROAC Lab (Lei Aldir Blanc) 44/20210 da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Ministério do Turismo.
Deixe seu comentário