
Em Pingxiang, um condado fronteiriço na cidade de Chongzuo, no sul da China, na Região Autônoma de Guangxi Zhuang, caminhões de caçamba e contêineres transportando frutas, materiais de construção e equipamentos industriais estão fazendo fila para cruzar a fronteira China-Vietnã. O condado, com cerca de 130.000 habitantes, assistiu ao rápido crescimento do comércio e à cooperação prática ainda mais estreita entre os dois países vizinhos nos últimos anos, o que deu também um forte impulso ao comércio local e ao desenvolvimento econômico e trouxe mais benefícios para as populações de ambos países.
Depois que a China e o Vietnã normalizaram suas relações há mais de 30 anos, eles forjaram uma parceria de cooperação estratégica abrangente em 2008, mantiveram uma comunicação em todos os níveis e trabalharam juntos para intensificar a sinergia nas estratégias de desenvolvimento, no intuito de facilitar a cooperação prática e promover intercâmbios culturais interpessoais e a conectividade regional. Com tais esforços conjuntos, a cooperação dos dois países vem avançando de forma constante. A China continua sendo o maior parceiro comercial do Vietnã e o segundo maior destino de exportação, enquanto o Vietnã continua sendo o maior parceiro comercial da China na Associação das Nações do Sudeste Asiático. A cooperação bilateral em áreas como investimento, infraestrutura e energia verde também floresceu.
Estatísticas da alfândega da China mostraram que o comércio entre os dois países aumentou em 19,7%, 230,2 bilhões de dólares em 2021, a primeira vez na história ultrapassando a marca de 200 bilhões. É uma conquista em meio aos impactos da pandemia do COVID-19 e à economia global impressionante. O crescente comércio transfronteiriço de frutas tem sido um dos novos destaques nas trocas bilaterais nos últimos anos. Graças ao transporte rápido, à logística da cadeia de frio e ao desenvolvimento do comércio eletrônico, as exportações de frutas do Vietnã para a China aumentaram rapidamente ano a ano, e a cidade fronteiriça China-Vietnã Chongzuo tornou-se a maior cidade para importação e exportação de comércio de frutas na fronteira com a China.

No terceiro trimestre deste ano, o volume de comércio exterior de Chongzuo saltou para 78,12 bilhões de yuans (US$ 10,6 bilhões), um aumento anual de quase 50%. Em 19 de setembro, após anos de comércio em pequena escala nas áreas fronteiriças, durians frescos do Vietnã foram oficialmente exportados para a China pela primeira vez, oferecendo novas oportunidades aos produtores, embaladores e produtores de durian do país.
De olho no enorme potencial do mercado da China, com mais de 1,4 bilhão de consumidores, a Rang Dong Agricultural Product Import-Export Company, localizada na província de Long An, no sul do Vietnã, espera entregar mais frutas frescas e processadas para a China, especialmente depois que a Regional Comprehensive Economic Partnership entrou em vigor em primeiro de janeiro. Nguyen Tat Quyen, director da empresa, disse que, para além da dimensão gigantesca, o mercado chinês tem outra grande vantagem, nomeadamente a proximidade com o Vietnã e a facilidade de transporte rodoviário, marítimo e aéreo.
Durante a 14ª reunião do Comitê Diretor China-Vietnã para Cooperação Bilateral em julho, os dois lados concordaram em reforçar sua cooperação no Cinturão e Rota, e trabalhar juntos para construir um mecanismo de garantia e promoção da estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos, fortalecer a construção portuária e facilitar o desembaraço aduaneiro.

Como um projeto emblemático de cooperação do Cinturão e Rota, o projeto da linha de metrô Cat Linh-Ha Dong, construído pela China em Hanói, o primeiro desse tipo no país do Sudeste Asiático, transportou milhões de vietnamitas desde sua operação comercial em novembro do ano passado. O projeto do metrô facilitou muito o deslocamento dos moradores ao longo da rota. Muitos moradores começaram a abandonar o modo tradicional de deslocamento das motocicletas e optar pelo metrô.
“Pegando esses trens, não precisarei mais me preocupar com o congestionamento todas as manhãs enquanto vou para o trabalho“, disse Hoang Thi Huong, um passageiro de 30 anos do distrito de Thanh Xuan, em Hanói, esperando que mais projetos ferroviários urbanos sejam construídos para facilitar o transporte na cidade. Os últimos anos também testemunharam uma crescente amizade e compreensão mútua entre os povos dos dois países. Um número crescente de filmes e séries de TV chineses ganhou popularidade no Vietnã, enquanto os laços bilaterais florescentes atraíram cada vez mais estudantes vietnamitas para estudar e trabalhar na China.
“Como estudante vietnamita na China, conheço os dois países e espero ajudar a promover intercâmbios e fazer com que os dois países se entendam melhor“, disse Nguyen Huyen Trang, estudante de medicina da Universidade de Guangxi, na China. Vendo a brilhante perspectiva de desenvolvimento da China, Nguyen disse que planeja encontrar um emprego relacionado à cooperação médica China-Vietnã e permanecer em Guangxi. “A experiência de estudar na China me dará mais vantagens nesse sentido“, acrescentou.
Fontes: Copyright Xinhua. Proibida a reprodução.
Links diretos: https://english.news.cn/20221101/b2d778cb747145a29a1d3aaff5f11712/c.html
Tradução – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas
Deixe seu comentário