Os laços China-Vietnã avançam de forma constante com cooperação e intercâmbios mais estreitos

Foto aérea tirada em 14 de agosto de 2022 mostra um centro de carga ferroviária na cidade de Pingxiang, região autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China. Crédito: Huang Xiaobang/Xinhua.

Em Pingxiang, um condado fronteiriço na cidade de Chongzuo, no sul da China, na Região Autônoma de Guangxi Zhuang, caminhões de caçamba e contêineres transportando frutas, materiais de construção e equipamentos industriais estão fazendo fila para cruzar a fronteira China-Vietnã. O condado, com cerca de 130.000 habitantes, assistiu ao rápido crescimento do comércio e à cooperação prática ainda mais estreita entre os dois países vizinhos nos últimos anos, o que deu também um forte impulso ao comércio local e ao desenvolvimento econômico e trouxe mais benefícios para as populações de ambos países.

Depois que a China e o Vietnã normalizaram suas relações há mais de 30 anos, eles forjaram uma parceria de cooperação estratégica abrangente em 2008, mantiveram uma comunicação em todos os níveis e trabalharam juntos para intensificar a sinergia nas estratégias de desenvolvimento, no intuito de facilitar a cooperação prática e promover intercâmbios culturais interpessoais e a conectividade regional. Com tais esforços conjuntos, a cooperação dos dois países vem avançando de forma constante. A China continua sendo o maior parceiro comercial do Vietnã e o segundo maior destino de exportação, enquanto o Vietnã continua sendo o maior parceiro comercial da China na Associação das Nações do Sudeste Asiático. A cooperação bilateral em áreas como investimento, infraestrutura e energia verde também floresceu.

Estatísticas da alfândega da China mostraram que o comércio entre os dois países aumentou em 19,7%, 230,2 bilhões de dólares em 2021, a primeira vez na história ultrapassando a marca de 200 bilhões. É uma conquista em meio aos impactos da pandemia do COVID-19 e à economia global impressionante. O crescente comércio transfronteiriço de frutas tem sido um dos novos destaques nas trocas bilaterais nos últimos anos. Graças ao transporte rápido, à logística da cadeia de frio e ao desenvolvimento do comércio eletrônico, as exportações de frutas do Vietnã para a China aumentaram rapidamente ano a ano, e a cidade fronteiriça China-Vietnã Chongzuo tornou-se a maior cidade para importação e exportação de comércio de frutas na fronteira com a China.

Visitantes compram produtos do Vietnã durante a 19ª Expo China-ASEAN em Nanning, capital da Região Autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China, em 18 de setembro de 2022. Crédito: Zhang Ailin/Xinhua.

No terceiro trimestre deste ano, o volume de comércio exterior de Chongzuo saltou para 78,12 bilhões de yuans (US$ 10,6 bilhões), um aumento anual de quase 50%. Em 19 de setembro, após anos de comércio em pequena escala nas áreas fronteiriças, durians frescos do Vietnã foram oficialmente exportados para a China pela primeira vez, oferecendo novas oportunidades aos produtores, embaladores e produtores de durian do país.

De olho no enorme potencial do mercado da China, com mais de 1,4 bilhão de consumidores, a Rang Dong Agricultural Product Import-Export Company, localizada na província de Long An, no sul do Vietnã, espera entregar mais frutas frescas e processadas para a China, especialmente depois que a Regional Comprehensive Economic Partnership entrou em vigor em primeiro de janeiro. Nguyen Tat Quyen, director da empresa, disse que, para além da dimensão gigantesca, o mercado chinês tem outra grande vantagem, nomeadamente a proximidade com o Vietnã e a facilidade de transporte rodoviário, marítimo e aéreo.

Durante a 14ª reunião do Comitê Diretor China-Vietnã para Cooperação Bilateral em julho, os dois lados concordaram em reforçar sua cooperação no Cinturão e Rota, e trabalhar juntos para construir um mecanismo de garantia e promoção da estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos, fortalecer a construção portuária e facilitar o desembaraço aduaneiro.

Foto tirada em 6 de novembro de 2021 mostra a estação Cat Linh em Hanói, Vietnã. Crédito: VNA via Xinhua.

Como um projeto emblemático de cooperação do Cinturão e Rota, o projeto da linha de metrô Cat Linh-Ha Dong, construído pela China em Hanói, o primeiro desse tipo no país do Sudeste Asiático, transportou milhões de vietnamitas desde sua operação comercial em novembro do ano passado. O projeto do metrô facilitou muito o deslocamento dos moradores ao longo da rota. Muitos moradores começaram a abandonar o modo tradicional de deslocamento das motocicletas e optar pelo metrô.

Pegando esses trens, não precisarei mais me preocupar com o congestionamento todas as manhãs enquanto vou para o trabalho“, disse Hoang Thi Huong, um passageiro de 30 anos do distrito de Thanh Xuan, em Hanói, esperando que mais projetos ferroviários urbanos sejam construídos para facilitar o transporte na cidade. Os últimos anos também testemunharam uma crescente amizade e compreensão mútua entre os povos dos dois países. Um número crescente de filmes e séries de TV chineses ganhou popularidade no Vietnã, enquanto os laços bilaterais florescentes atraíram cada vez mais estudantes vietnamitas para estudar e trabalhar na China.

Como estudante vietnamita na China, conheço os dois países e espero ajudar a promover intercâmbios e fazer com que os dois países se entendam melhor“, disse Nguyen Huyen Trang, estudante de medicina da Universidade de Guangxi, na China. Vendo a brilhante perspectiva de desenvolvimento da China, Nguyen disse que planeja encontrar um emprego relacionado à cooperação médica China-Vietnã e permanecer em Guangxi. “A experiência de estudar na China me dará mais vantagens nesse sentido“, acrescentou.

Fontes: Copyright Xinhua. Proibida a reprodução.
Links diretos: https://english.news.cn/20221101/b2d778cb747145a29a1d3aaff5f11712/c.html

Tradução – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: