
O Fórum Internacional para Cooperação Trilateral 2023, envolvendo China, Japão e República da Coreia, foi aberto nesta segunda-feira na cidade de Qingdao, Província de Shandong, leste chinês, destacando a futura cooperação e intercâmbios entre os países. Com o tema “Revitalizar a Cooperação Trilateral na Era Pós-COVID: Comunicação, Conectividade e Comunidade”, o evento deste ano é realizado offline pela primeira vez desde 2020 devido ao impacto da COVID-19, apontou seu organizador.
A cooperação entre os três países é vital para a paz e a estabilidade do Nordeste Asiático e é de grande importância para a prosperidade e o desenvolvimento da Ásia e do mundo em geral, disse Ou Boqian, secretário-geral do Secretariado de Cooperação Trilateral (TCS, em inglês), durante a cerimônia de abertura. China, Japão e República da Coreia representam cerca de um quinto da população mundial e um quarto da economia global.
Fortalecer a cooperação trilateral é tanto uma missão apresentada aos três países pelos tempos quanto a expectativa dos povos dos três países, disseram os participantes do fórum. O evento deste ano é organizado pelo TCS, Associação de Diplomacia Pública da China e governo municipal de Qingdao.

China, Japão e República da Coreia devem retomar esforços de cooperação, diz diplomata chinês
Wang Yi, diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), disse nesta segunda-feira que a China, o Japão e a República da Coreia devem retomar seus esforços de cooperação. Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh, fez os comentários em um discurso na cerimônia de abertura do Fórum Internacional para Cooperação Trilateral 2023, em Qingdao.
Nos últimos mais de 20 anos, a cooperação trilateral China-Japão-República da Coreia cresceu do zero para o mecanismo de cooperação subregional mais influente na Ásia, fornecendo uma importante força motriz para a modernização dos três países e do continente, observou Wang. Ele ainda ressaltou que, como estão em uma encruzilhada na história, a China, o Japão e a República da Coreia devem entender a tendência dos tempos, adquirir sabedoria do passado e manter firmemente a direção certa da cooperação trilateral.
“Devemos nos respeitar reciprocamente e viver em harmonia, aderir à abertura e inclusão para alcançar sucesso mútuo, e manter a independência, unidade e o autoaperfeiçoamento”, acrescentou. Wang apontou que a paz, a prosperidade e a revitalização na Ásia exigem esforços conjuntos das três partes.
O diplomata chinês fez uma proposta de cinco pontos, incluindo o fortalecimento da confiança mútua, benefício recíproco, conectividade, assistência, intercâmbios e aprendizagem entre si. Ele também pediu uma colaboração para garantir a paz e a estabilidade regionais, criar forças motrizes para o crescimento econômico, avançar a integração econômica regional, enfrentar desafios comuns e fomentar o apoio público.
Antes da cerimônia de abertura, Wang reuniu-se com os principais convidados presentes no fórum e apontou que a China, o Japão e a República da Coreia devem aprender com a história, promover o consenso intergovernamental através do povo, elevar relações políticas por laços econômicos, a comunicação entre os governos centrais por intercâmbios locais e a cooperação bilateral através do multilateralismo. A China, o Japão e a República da Coreia devem eliminar interferências, trabalhar juntos, ativar o mecanismo de cooperação e intercâmbio trilateral e reiniciar a cooperação trilateral, de modo a revitalizar conjuntamente a Ásia e beneficiar o mundo, destacou Wang.
Fontes: Copyright Xinhua. Proibida a reprodução.
Links diretos: http://portuguese.xinhuanet.com/20230704/bf527059b2f24ca2b79a0aa36ebc4fa2/c.html / http://portuguese.xinhuanet.com/20230704/afc95ec0daec4fea8f41fe0b95cebd77/c.html
Deixe seu comentário