
Um dos oásis de Jornalismo com jota maiúsculo na televisão brasileira é o semanário Repórter Eco, da TV Cultura, a emissora pública de televisão de São Paulo retransmitida em boa parte do Brasil. A atração está no ar há mais de 30 anos, sem se esgotar. Ao contrário, a cada edição se supera em qualidade.
O Repórter Eco foi lançado em 1992, como um programa de cobertura especial da Eco 92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, sediada no Rio de Janeiro naquele ano. De fevereiro, antes da realização do evento, até setembro, quando ocorreu a Eco 92, o programa era diário. Dado o sucesso, tornou-se fixo na grade da TV Cultura, semanalmente.
A atração é uma verdadeira revista eletrônica: traz reportagens especiais, intercaladas com informes factuais. Tem duração de meia hora, e vai ao ar, em versão inédita, aos domingos, às 18h, reprisando na sexta-feira subsequente, às 22 horas. E todas as edições ficam disponíveis na internet, na íntegra, no canal do Repórter Eco no Youtube (clique aqui).
Chama a atenção a diversidade de assuntos que o programa consegue abranger, dentro da temática socioambiental. Geopolítica, macro política e macro economia, cultura, vida urbana, vida rural, quilombolas, comunidades ribeirinhas – são vários os tópicos cujos acontecimentos são apresentados em sua relação com a ecologia e a natureza.
Entrevistas muito bem conduzidas, rigor no detalhamento de dados e na tradução de aspectos mais técnicos, além de belas e fortes imagens também são marca das narrativas audiovisuais do Repórter Eco. Cada edição do programa é de se aplaudir, de pé.
Deixe seu comentário