Cine Jardins, em Vitória (ES), exibe filmes japoneses em curta temporada

Crédito: Facebook Cine Jardins.

Começa hoje, 29 de setembro, em Vitória, Espírito Santo, a Mostra Cinema Japonês Contemporâneo. Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Fundação Japão, em parceria com o Cine Jardins (Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 120, Shopping Jardins – Jardim da Penha, Vitória – ES) convidam a todos a viajar por obras do cinema japonês da atualidade. A mostra tem curadoria da Fundação Japão. A programação segue até 4 de outubro e as sessões diárias têm início às 15h e às 19h Para conferir a lista de filmes e suas exibições, acesse o site da Mostra (clique aqui).

Este evento integra o projeto Japanese Film Festival (JFF), que promove o cinema japonês pelo mundo apresentando todos os filmes em seu idioma original japonês, mas com legendas no idioma local. Suspense, romance, drama e comédia, entre outros gêneros, buscam trazer a experiência da arte cinematográfica produzida no Japão para perto do público capixaba. Os ingressos têm preços promocionais, sendo praticado o valor de meia entrada todos os dias. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (27) 3026-8099, ou envie e-mail para contato@cinejardins.com.br

Sobre o Cine Jardins

O Cine Jardins é um cinema especializado em arte cinematográfica. Com programação selecionada, este espaço busca privilegiar as melhores produções do cinema contemporâneo, exibindo filmes consagrados nos festivais internacionais e que proporcionam mais que simples entretenimento.

Crédito: Facebook Cine Jardins.

Filmes Selecionados

And So The Baton Is Passed 

Miitan, uma estudante emotiva do ensino fundamental que perdeu a mãe biológica, ganha uma nova mãe, Rika. No entanto, o pai de Miitan vai embora para o exterior e o casal se separa. A menina é deixada com Rika, uma mãe excêntrica e com pouco jeito para criar uma filha. Rika cria Miitan com amor, mas, depois de se casar novamente, acaba desaparecendo. Já Yuko é uma estudante do ensino médio e vive com seu padrasto gentil que adora cozinhar. Ela é uma jovem sorridente, mas que enfrenta problemas na escola e no amor. Yuko e Miitan seguem suas vidas normalmente, mas grandes segredos esperam pelas duas.

A história do crescimento de Yuko e Miitan e a da enigmática Rika se entrelaçam em um drama comovente e que envolve vários mistérios. O filme é baseado no best-seller que ganhou o 1º lugar em uma premiação votada por livreiros. Mei Nagano, que interpreta Yuko e Satomi Ishihara, que interpreta Rika estão entre as atrizes mais proeminentes e populares do Japão, sempre com charme deslumbrante e belíssimas atuações. O diretor Tetsu Maeda é conhecido pela qualidade de seus filmes de entretenimento e consegue dar um toque de leveza a uma história emocionante, tendo uma obra vibrante como resultado.

Blue

Urita, um boxeador profissional ama o esporte mais do que qualquer pessoa. Mas Kazuki, um boxeador mais novo, é mais talentoso e ainda namora Chika, uma amiga de infância de Urita. Apesar disso, Urita não transparece seus sentimentos negativos e ajuda Kazuki a se preparar para sua luta contra o atual campeão. Enquanto isso, Narasaki começou a praticar o esporte só por diversão, mas vai se envolvendo com o boxe até que decide tentar se profissionalizar. E a luta entre eles se aproxima…

Através do boxe, esporte que envolve uma competição brutal, o drama oferece um olhar silencioso e acolhedor sobre a vida, onde nem todos podem sair vencedores. A frustração diante da distância que existe entre o amor pelo esporte e o talento, o medo das sequelas, as relações entre os competidores: os sentimentos não falados transbordam nesta obra vívida do diretor Keisuke Yoshida. Os personagens são abordados de forma profunda e o público certamente simpatizará com as emoções de Urita, interpretado pelo consagrado Ken’ichi Matsuyama. Keisuke Yoshida tem revelado grandes filmes nos últimos anos e é um dos diretores mais ativos e bem-sucedidos do momento.

In The Wake

Em 11 de março de 2011, no Japão, aconteceu o Grade Terremoto da Região de Tōhoku. O resultado foi um número de vítimas sem precedentes. Os sobreviventes se ajudam no abrigo temporário, onde um jovem e uma menina solitários são acolhidos pela gentileza altruísta de uma senhora e os três formam uma família. O tempo passa e um detetive precisa investigar um caso incomum de homicídio. Esse detetive viveu no mesmo abrigo que os garotos e a senhora na época do desastre e o destino desses personagens se cruzará novamente.

A obra que mistura mistério e drama acontece em torno da investigação de um caso de homicídio e tem como pano de fundo o Grande Terremoto de 2011, que deixou profundas cicatrizes nos japoneses até os dias de hoje. Mas o filme também faz uma crítica social que expressa a indignação dos mais fracos em relação à cruel sociedade. Takeru Sato, que se tornou conhecido com ótimos filmes de ação e Hiroshi Abe, que se destaca em diversos gêneros, da comédia ao drama e desfruta de grande popularidade e talento dedicam-se de corpo e alma em seus papeis mais sérios nesta obra. Zeze Takahisa possui um currículo que inclui desde filmes de entretenimento até filmes de arte e é um dos diretores que representa o cinema japonês na atualidade.

Anime Supremacy!

Hitomi, que mudou de carreira e passou a trabalhar em um estúdio de animação, levou anos para ascender profissionalmente na empresa e finalmente fará sua tão sonhada estreia como diretora em uma série de animê. Mas para ter uma obra que esteja à altura do que ela espera, Hitomi precisará da cooperação de uma equipe composta de artistas exigentes e teimosos. Por outro lado, o produtor só pensa em negócios e é rigoroso com a novata. E para completar, será exibida, no mesmo horário da série de Hitomi, uma nova produção do diretor Chiharu. Ela, então, é pressionada por todos os lados, mas Chiharu, que parece tão confiante, também sente o peso das expectativas que recaem sobre ele.

Nesta história emocionante, o público é apresentado aos bastidores da produção de animês, o que requer a dedicação de uma grande equipe. O universo das animações dos dois diretores transborda personalidade, fazendo com que um filme com atores reais consiga transmitir toda a graça dos animês. O duelo entre Hitomi, a diretora esforçada que enfrenta diversas dificuldades e Chiharu, o gênio admirado por todos ganha vida com as atuações de Riho Yoshioka e Tomoya Nakamura, dois atores populares que representam a nova geração. Outro destaque é a participação de alguns dos melhores criadores da indústria, animadores da Production I.G., nas cenas dos animês que compõem o filme.

Lesson In Murder 

O universitário Masaya recebe uma carta inesperada. O remetente é Haimura, um detento que chocou a sociedade por seus crimes como assassino em série. No passado, Haimura tinha uma padaria e sequestrava clientes do ensino médio para assassiná-los de forma cruel. Mas, para Masaya, que na época era um estudante solitário do fundamental, o homem era alguém gentil e que o consolava. Haimura confessa seus crimes, mas diz que uma das mortes não foi obra sua e pede que Masaya investigue o caso. Masaya hesita, mas aceita a tarefa e, aos poucos, se aproxima da impactante verdade.

O thriller surpreendente retrata um jovem que não consegue ignorar as palavras de um assassino e confronta grandes mistérios, um atrás do outro. Quem interpreta o assassino que se aproxima gentilmente dos jovens para depois cometer atos repulsivos é Sadao Abe, que atua brilhantemente em uma diversidade de títulos, de comédias a filmes mais sérios e esse papel parece perfeito para o ator. Seus olhos abrigam uma loucura que faz o público sentir calafrios. Kenshi Okada é um ator cuja fama cresce a cada dia e que vem acumulando grandes obras em seu currículo. Já o diretor Kazuya Shiraishi, que está em sua melhor fase, é conhecido pela habilidade de retratar o lado obscuro da alma humana de forma impiedosa.

Intolerance

Um pescador ranzinza vive com a filha, uma estudante do ensino fundamental. A garota apresenta um comportamento suspeito em um supermercado e é abordada pelo gerente, mas, ao tentar fugir do local, é atropelada e morre. Furioso, seu pai enlouquece e aterroriza a escola e o gerente do mercado. O gerente tem certeza de que a garota estava roubando, mas continua se desculpando pelo ocorrido. Aos poucos, o gerente, o motorista que causou o acidente e até o pai, que não dava muita atenção à garota, são pressionados até o limite.

A obra retrata meticulosamente a psicologia e as ações de pessoas em situações extremas e seu desfecho impressionante comove o coração do público. O drama incomum trata de assuntos sublimes que questionam o perdão e a cura. O roteiro escrito por Keisuke Yoshida, diretor de grandes filmes nos últimos anos, ganhou o 1º lugar como melhor roteiro em uma premiação renomada de um grande jornal japonês. As atuações ganham credibilidade com o terror causado pelo pai, interpretado por Arata Furuta, que atua principalmente no teatro e com o vazio carregado pelo gerente, interpretado por Tori Matsuzaka, um dos principais atores da nova geração.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading