A Fundação Perseu Abramo realizou no dia 14.09.2018, em São Paulo, o Seminário Internacional “Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar”.
O evento, fechado, foi uma iniciativa do ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa Celso Amorim, presidente do Comitê de Solidariedade Internacional em Defesa de Lula e da Democracia no Brasil e contou com a participação de relevantes pensadores e políticos de prestígio internacional e nacional.
A sessão de abertura teve a particpação de Marcio Pochmann, presidente licenciado da Fundação Perseu Abramo e Gleisi Hoffmann, senadora e presidenta do Partido dos Trabalhadores. A temática foi debatida em duas mesas. A primeira abordou “A Democracia e a crise do Multilateralismo no Mundo Contemporâneo” e teve como debatedores os ex-primeiros-ministros Dominique de Villepin, da França, e Massimo D’Alema, da Itália, o ex-secretário geral da Anistia Internacional e presidente do Imagine Africa Institute, do Senegal, Pierre Sané, o deputado do Parlamento do Mercosul e ex-ministro das Relações Exteriores da Argentina Jorge Taiana e a filósofa e professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Marilena Chaui. A mediação foi conduzida por Celso Amorim. Confira os debates em:
A segunda mesa tratou o tema “O Progressismo e o Neoliberalismo em um Mundo em Desenvolvimento” e foi composta por Noam Chomsky, filósofo, professor de linguística no MIT, Cuauhtémoc Cárdenas, ex-governador do distrito federal do México, José Luiz Zapatero, ex-premiê espanhol, Carlos Ominami, ex-senador do Chile e diretor da Fundación Chile 21, Luiz Carlos Bresser Pereira, professor, economista, ex-ministro da Fazenda, da Administração e Reforma de Estado, da Ciência e Tecnologia. Teve como mediadora a ex-ministra Miriam Belchior.
Assista as discussões em:
Deixe seu comentário