A nova crise política haitiana e seu passado turbulento

Novos protestos tomam conta do Haiti no início de 2019, em uma nova crise politica. Desta vez, os haitianos pedem o fim da ingerência dos Estados Unidos em seus assuntos domésitcos e buscam apoio da Rússia de Vladimir Putin. Crédito: USNews.com

A crise política atual do Haiti reflete um passado turbulento de golpes de Estado consecutivos, em muito perpetuado com o apoio e ingerência direta e indireta de potências estrangeiras nos assuntos internos do país. As iniciativas, em grande parte, impulsionadas pelos Estados Unidos com o auxílio das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) apenas prolongaram uma instabilidade institucional que impede o desenvolvimento econômico do país, o mais pobre do continente.

Para saber mais do histórico e do contexto político atual haitiano, o programa Núcleo Política e Cidadania, transmitido pela TV Comunitária da Rio de Janeiro (TVC Rio), convidou o historiador, pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e colunista da Revista IntertelasEden Pereira Lopes da Silva para uma entrevista. Autor do artigo A convulsão política haitiana e a hipocrisia no ocidente disponível para leitura nesta publicação online, o também professor conversou e fez uma análise da conjuntura regional com o jornalista e diretor da TVC Rio Moysés Corrêa. O vídeo você abaixo, ou pelo canal da TVC Rio no YouTube.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: