Casa do Saber SP abre inscrições para curso sobre Quatro de Maio e a Revolução Chinesa

Manifestantes durante o Movimento de 4 de maio de 1919. Crédito: CGTN America.

Estão abertas as inscrições para o curso “Quatro de Maio e a Revolução Chinesa”, a ser realizado no dia 4 de maio, na Casa do Saber em São Paulo. O encontro ocorrerá sábado, das 11h às 13h, e será conduzido pela mestranda em gestão da indústria cultural (Universidade de Pequim) e empreendedora cultural Fernanda Ramone. Ela que é autora do capítulo “A Produção Cultural na China” no Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011, publicado pela Sesc SP, morou nove anos na China, atuando como correspondente da BandNews TV. Trabalhou ainda na Rádio Internacional da China e promoveu o DocBrazil Festival, em Pequim.

Fernanda Ramone. Crédito: arquivo pessoal.

O 4 de maio de 1919 marca um dos eventos históricos mais importantes na história da China do século XX. Nesta data, várias manifestações estudantis e populares ocorreram no país. Tratava-se de um movimento anti-imperialista, cultural e político. Estudantes protestaram contra a resposta tímida do então governo chinês às políticas adotadas pelo Tratado de Versalhes, que permitiu, por exemplo, ao Japão receber territórios em Shandong, entregues pela Alemanha após o cerco de Tsingtao em 1914. Desta forma, o Império japonês conseguiu controlar partes significativas da China com o apoio da França, do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Tais manifestações foram marcadas por atividades culturais de cunho popular, instigando um movimento nacionalista a criar novas lideranças políticas, que futuramente iriam promover mudanças radicais na China. O “Movimento Quatro de Maio”, em um sentido mais amplo, ajudou a lançar novas ideias de patriotismo, feminismo, democracia e anti-imperialismo que resultariam futuramente na Revolução Cultural, promovida por Mao Tsé-tung. O líder que entre 1918 e 1919 trabalhava como bibliotecário na Universidade de Pequim, local que originou a insurgência estudantil do 4 de maio.

O curso será também transmitido ao vivo, via internet. Para mais informações sobre a iniciativa e realizar a sua inscrição, acesse o site da Casa do Saber -SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: