De onde vem a força motriz do desenvolvimento da China?

Estudantes chineses seguram uma enorme bandeira nacional durante um evento para comemorar o 70º aniversário da fundação da República Popular da China em Yangzhou, na província de Jiangsu, leste da China. Crédito: AFP via China Out / Stringer.

A China levou apenas algumas décadas para se tornar a segunda maior economia do mundo, o maior país de manufatura e o maior país de comércio exterior. De onde vem a força motriz para o desenvolvimento da China?

Excelente liderança política

O rápido desenvolvimento da China sempre conta com um ímpeto político enorme e duradouro. O Partido Comunista da China adere ao propósito e à missão de servir ao povo e buscar rejuvenescimento para a nação chinesa. Desde a fundação da República Popular da China, há 70 anos, o Partido Comunista da China tem sempre liderado o povo do país todo, e mobilizado todas as forças para superar todas as dificuldades e trabalhar duro para construir um país socialista forte e moderno, demonstrando uma capacidade incomparável em liderança, mobilização, organização e realização, e criando milagres através de “unir forças para fazer grandes coisas”.

O sistema partidário da China evita o “atrito político interno”, o qual é comum aos partidos políticos ocidentais. Como partido no poder, o Partido Comunista da China estabeleceu o princípio de “cooperação multipartidária e consulta política” com os outros oito partidos participantes. Eles são mais unidos e cooperativos do que opostos, com a missão e o objetivo iguais, fazendo com que eles não se restrinjam e demulam um ao outro para seus próprios interesses, como os partidos ocidentais! As pessoas mais inteligentes e responsáveis do país usam sua sabedoria em uma coisa: servir ao povo e construir o país!

Organograma das Orgãos Centrais do Partido Comunista Chinês. Crédito: Xinhua.

A previsão estratégica e a capacidade de macroplanejamento do Partido Comunista da China e dos partidos participantes garantem a exatidão e a estabilidade do sentido da estratégia de desenvolvimento do país. Esses políticos e elites de todas as áreas, desde o início da fundação da Nova China, têm focado em formular e implementar  “plano quinquenal” um após o outro para o desenvolvimento nacional. Esses planos foram implementados e muitos excederam suas metas. O plano de desenvolvimento nacional é nítido e viável, a política é coerente e estável e os objetivos são previsíveis e alcançáveis, o que estimula muito o entusiasmo e a confiança do povo de toda a nação na construção do país!

Com um forte espírito auto-revolucionário, o Partido Comunista da China promove a construção do país à vanguarda dos tempos. O Partido sempre dá grande importância à adoção de várias medidas para manter sua natureza de avanço, pureza e eficácia no combate, atento em aprender as experiências e práticas úteis de outros países. A China começou há 40 anos as reformas e a abertura e tem se esforçado para aprofundá-las, garantindo que a construção do socialismo com características chinesas evita rigidez conservadora em teoria, e possue mais força, resiliência e vitalidade na prática, bem como um espaço de desenvolvimento mais amplo e um futuro melhor.

Excelente vantagem institucional

O Partido Comunista da China segue basicamente as teorias científicas  que melhor se adaptam às situações da China e são mais adequadas para resolver os problemas reais do país. Este é o marxismo chinês, incluindo o pensamento de Mao Zedong, a teoria de Deng Xiaoping e o pensamento do socialismo com características chinesas na nova era de Xi Jinping. Na China, não vemos crise econômica cíclica, ou uma situação em que o capital é monopólio e manipula os meios de subsistência do povo e do país, porque não usamos a prescrição de “uma mão” preconizada pelo neoliberalismo ocidental. O desenvolvimento da economia chinesa não apenas conta com a “mão invisível”, isto é, o mercado, mas também conta com a “mão visível”, ou seja, o governo. As duas mãos se complementam e trabalham juntas para promover o desenvolvimento saudável e rápido da economia chinesa.

A China estabeleceu uma forma de democracia alinhada à sua própria realidade, ou seja, o sistema da Assembleia Popular e o sistema de Conferência Consultiva Política. Planos nacionais de desenvolvimento, legislações, políticas, etc. adotados após discussão pela Assembleia Popular e consultas políticas do povo, podem refletir completamente a vontade e os interesses comuns de todo o povo, e não serão manipulados por partidos políticos e grupos de interesse como nos países ocidentais, onde as propostas de lei aprovadas após disputas de “Maratona” provavelmente nem ajudam a resolver o problema real.

Os líderes Mao Zedong (dir.) e Deng Xiaoping (esq.). Crédito: everydaylifeinmaoistchina.

A China estabeleceu a estrutura de propriedade mais propícia ao desenvolvimento do país, baseada no sistema de propriedade pública e no desenvolvimento conjunto de múltiplos sistemas de propriedade. Isso garante os interesses do povo e o plano de desenvolvimento do governo intrinsecamente consistentes. É importante que recursos importantes como terra, rios, florestas e minerais estejam nas mãos do Estado. Esses recursos públicos não serão controlados por nenhum indivíduo para ganho pessoal, mas apenas para a construção e o desenvolvimento do país. Em muitos países ocidentais, é difícil planejar e implementar grandes projetos de infraestrutura interprovincial e interestadual, devido ao fato que o Estado lá não controla os recursos relacionados e há uma contradição natural entre os apelos públicos e os bens privados.

Governança eficaz

A China trata a modernização da capacidade e do sistema da governança estatal como uma tarefa estratégica atual, que ajudará a resolver os problemas e contradições de destaque no desenvolvimento do país. A China está promovendo com toda a força a construção integral do socialismo com características chinesas, ou seja, construção econômica, política, social, cultural e da civilização ecológica do país, através da construção de uma sociedade moderadamente próspera, do aprofundamento integral da reforma, da governança integral de direito do país, e da administração integral e rigorosa do Partido.

A China adere ao novo conceito de desenvolvimento de “inovação, coordenação, verde, abertura e compartilhamento”, que melhor promoveu a transformação da economia em desenvolvimento de alta qualidade. Esse movimento aprofundou a compreensão da China sobre a natureza do desenvolvimento e ajudou a resolver adequadamente os conflitos entre pessoas, pessoas e sociedade, pessoas e natureza e até entre países. E a economia chinesa obteve resultados como melhoria na eficiência, na estrutura e na força motriz. Atualmente, a economia chinesa tem se transformado da antiga impulsionada principalmente pelo investimento de elementos para a impulsionada pelo poder endógeno como inovação, desse jeito sua capacidade de desenvolvimento é mais forte e seu potencial é maior.

A notável eficácia do governo chinês na otimização do ambiente de negócios promoveu claramente o desenvolvimento econômico. Somente do ano 2018 até 2019, o ranking do ambiente de negócios internacionais da China subiu do 78° lugar para o 31° lugar. Devido à redução substancial de impostos e taxas, à redução de custos de negócios, ao aumento da liberdade e conveniência de iniciar empresas, ao tratar os investimentos estrangeiros como nacionais, o mercado está se tornando cada vez mais aberto e cada vez mais pessoas iniciam negócios e inovam. O capital estrangeiro vem entrando na China com um entusiasmo sem precedentes, as atividades econômicas são muito ativas e o emprego e a arrecadação estão demostrando uma tendência positiva.

Crédito: chinadaily.

Forte impulso cultural

A nação chinesa é diligente e econômica, obedece às leis, valoriza a estabilidade e a harmonia, busca as virtudes e conceitos da união entre o país e a família, fornecendo um fluxo constante de força e recursos para construir a nação. Uma vez que essa virtude se junta com o amor do povo pela grande pátria, com a confiança no futuro e o sonho de uma vida melhor, a força e a sabedoria que ela produz são inimagináveis! Hoje, 1,4 bilhão de chineses constroem um moderno país socialista próspero, democrático, civilizado, harmonioso e bonito, com objetivos claros, confiança firme e êxitos grandes, algo inigualável no mundo!

A valorização da educação como qualidade inerente da cultura chinesa mostra seu importante valor no estágio crítico do desenvolvimento nacional. O rejuvenescimento do país através da educação tornou-se o consenso de todo o povo. O investimento prioritário e contínuo em educação elevou a taxa de matrícula da educação fundamental para crianças em idade escolar na China para perto de 100%, e a qualidade da educação está entre as melhores do mundo. As universidades chinesas formam mais de 8 milhões de graduados todos os anos, que tornam uma nova força na construção do país. Entre eles mais da metade são talentos especialistas em matemática, engenharia e tecnologias. Estudos alemães acreditam que o rápido desenvolvimento da economia digital da China nos últimos anos se deve à capacitação de um grande número de talentos matemáticos.

Mais uma vez, o gene valoroso da nação chinesa de ter coragem em explorar e buscar a excelência dá uma contribuição única e significativa ao avanço da ciência e da tecnologia humana. Em 2018, o número de solicitação de patentes na China atingiu 1,54 milhão, representando 46,4% do total do mundo, ocupando o primeiro lugar no mundo. Nos últimos anos, a China não apenas participou e desempenhou um papel importante em quase todos os principais programas científicos internacionais, mas também alcançou êxitos orgulhosos na exploração e aplicação espacial, supercomputação, tecnologia quântica, tráfego de alta velocidade, trens Maglev, supercondutores de alta temperatura, transmissão UAT, inteligência artificial, redes 5G, energia limpa, desenvolvimento de energia de fusão e muitas outras áreas de fronteira , e está na vanguarda do mundo.

Li Yang

Cônsul-Geral da China no Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: